sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Você anda cansado? Veja 14 possíveis motivos.

Vivemos o dia a dia correndo pra lá e pra cá e nem nos damos conta de quão cansados estamos.

O problema, é que com o passar do tempo, o nosso corpo começa a falhar, lapsos de memória, insônia, fadiga, são os preços que a vida moderna cobra.

Para evitar que a situação chegue ao extremo, vamos identificar 14 motivos que podem nos levar a um estado de fadiga total.

Nº 1 - Não dormir o suficiente.

Falta de sono causa fadiga, e pode ter um impacto negativo sobre sua saúde geral e bem-estar.

Então segue a dica para dormir sete a oito horas de sono todas as noites. Vá para a cama no mesmo horário todas as noites, e acorde no mesmo horário todas as manhãs para manter seu ritmo biológico. Verifique se o seu colchão está confortável, o quarto deve estar suficientemente escuro e fresco, e seu telefone celular e televisão desligados. Se você ainda não conseguir dormir depois de fazer alterações em seu ambiente de sono, consulte um médico para descartar um distúrbio do sono.

Nº 2 - Apneia do sono.

A apneia do sono é um distúrbio grave do sono. Quem sofre de apneia, para momentaneamente de respirar por curtos períodos durante o sono. A maioria das pessoas não estão cientes de que isso está acontecendo, mas pode causar ronco alto e fadiga durante o dia.

Estar acima do peso, fumar e beber álcool podem agravar os sintomas da apneia do sono. Perder peso se você está acima do peso, parar de fumar e evitar o álcool, faz parte do tratamento contra apneia. Seu médico também pode prescrever um dispositivo CPAP, o que ajuda a manter suas vias aéreas abertas durante o sono.

Nº 3 - Alimentação pobre.

O que você come (ou ficar sem comer) pode afetar o quanto você dorme ou não. Ficar sem comer ou comer alimentos que não são nutritivos pode causar fadiga. Se você comer alimentos que causam picos de açúcar no sangue, logo que essas açúcares baixarem, você vai se sentir cansado.

Coma sempre uma dieta equilibrada, com frutas, legumes, grãos integrais e proteínas. Evite ou limite alimentos (industrializados) ricos em açúcar e gordura.

Nº 4 - Anemia.

A anemia por deficiência de ferro é uma causa comum de fadiga em mulheres. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para todo o corpo, e o ferro é o componente principal destas células. Sem ferro suficiente, seu corpo pode não estar recebendo o oxigênio que necessita para gerar energia. As mulheres que passam por grandes períodos menstruais, ou estão grávidas podem estar em maior risco de anemia por deficiência de ferro.

Se você está anêmica devido à deficiência de ferro, você pode ser capaz de repor o ferro do seu corpo através de uma dieta com alimentos ricos em ferro. Ex: carnes, feijão, tofu, batata, brócolis, nozes, cereais enriquecidos com ferro, e arroz integral. Converse com seu médico para verificar a necessidade de ferro e obtê-los através de uma dieta ou suplementos de ferro com a dosagem apropriada.

Nº 5 - Depressão.

Depressão provoca tristeza e ansiedade, mas também pode causar sintomas físicos como fadiga, insônia, aflição e dores.

Se você ou alguém que você gosta está deprimido, procure ajuda médica. Depressão, na maioria das vezes, não é resolvida sem tratamento, e existem muitos tratamentos, incluindo terapia e medicamentos que podem ajudar os sintomas desaparecerem.

Nº 6 - Hipotireoidismo.

A tireoide é uma glândula que regula o metabolismo, ou seja, o quão rápido o corpo converte o alimento em energia para as funções do seu corpo. Uma disfunção da tiroide (hipotiroidismo) provoca cansaço, depressão e ganho de peso.

Um exame de sangue pode confirmar se uma pessoa tem hipotireoidismo. A boa notícia é que a doença geralmente responde bem aos hormônios de substituição da tiroide.


 Nº 7 - Sobrecarga de cafeína

A maioria das pessoas tomam cafeína para ajudá-los a recuperar-se. Em moderação, a cafeína faz melhorar a agilidade e energia. No entanto, o excesso de cafeína pode causar nervosismo, aumento do ritmo cardíaco ou palpitações, pressão alta, ansiedade e insônia. Além disso, depois que a cafeína se esgota, os usuários podem entrar e choque e se sentir cansado.

Se você beber muito café, chá ou refrigerante que contém cafeína, ou tomar medicamentos com cafeína, você terá que afastar-se gradualmente destas bebidas, suplementos ou medicamentos. Você pode experimentar sintomas de abstinência se você eliminar a cafeína totalmente de uma só vez, então comece devagar. Em primeiro lugar, beba mais água e menos bebidas com cafeína todos os dias.

Nº 8 - ITU (Infecção do Trato Urinário)

Os sintomas mais comuns de infecções do trato urinário (ITUs) incluem dor, ardor ao urinar, ou o sentimento da necessidade de urinar com urgência ou frequentemente. Mas ITUs também pode causar fadiga e fraqueza.

Se você suspeitar de uma infecção urinária, consulte o seu médico. O tratamento habitual para uma ITU é feito com antibióticos, que devem curar a doença em uma semana ou duas, aliviando a fadiga e outros sintomas.

Nº 9 - Diabetes

Diabetes pode causar fadiga, seja uma taxa de açúcar alta ou baixa. Quando sua taxa de glicose está elevada, ela permanece na corrente sanguínea em vez de ser utilizada para produzir energia, o que faz você se sentir cansado. Já o baixo nível de açúcar no sangue (glicose), significa que você não tem combustível suficiente para produzir energia, também causando fadiga.

Se você está com diabetes, é importante controlar a sua doença. O seu médico, poderá recomendar mudanças no estilo de vida, incluindo dieta e exercícios. Ele também poderá prescrever insulina ou outros medicamentos para diabetes, para ajudar a controlar seus níveis de açúcar no sangue.

Nº 10 - Desidratação.

Nós todos sabemos que a água sacia a sede, mas você sabia que a falta dela pode deixar você cansado? No momento em que você sente sede, você já está começando a desidratar.

Embora qualquer líquido pode ajudar a hidratar você, a água é a melhor opção. É livre de açúcar, calorias e cafeína. A maioria dos especialistas recomendam cerca de oito copos por dia, mas você pode precisar de mais se você se exercita, vive ou trabalha em um ambiente quente. Se você está bem hidratado, a sua urina será clara ou amarela-pálida. Se ela estiver mais escura, você pode estar precisando de mais liquido.

Nº 11 - Doença cardíaca.

Você encontra-se cansado por atividades cotidianas, como compras, limpeza, ou subir escadas? Quando o coração perde a capacidade de bombear o sangue para todos os tecidos do corpo, começa a poupar recursos, desviando sangue dos membros ao invés de enviá-lo para os órgãos vitais. Isto pode causar fadiga, e pode ser um sinal de doença cardíaca.

A doença cardíaca é um estado sério e precisa de tratamento, então fale com o seu médico. Há mudanças de estilo de vida (por exemplo, dieta e exercício), medicamentos e fisioterapia, que pode ajudá-lo a controlar a doença cardíaca e ajudá-lo a voltar a ter uma vida normal.

Nº 12 - Trabalhar em Turnos diferentes.

Trabalhar em turnos diferentes pode causar estragos no relógio interno de 24 horas do seu corpo (ritmo circadiano). Quando você trabalha a noite ou "vira o turno", o seu corpo perde o ritmo, e não sabe quando acordar nem quando dormir, o que provoca fadiga.

A luz diurna é muitas vezes uma sinal para acordar. Se você tem que dormir durante o dia, tente deixar o seu quarto o mais escuro, fresco e silencioso possível. Se você precisa trabalhar à noite, mantenha o seu local de trabalho bem iluminado e tente trabalhar no turno da noite por um longo período, evitando mudanças frequentes de turno. Fique longe de cafeína, e mantenha uma programação regular de sono-vigília, mesmo nos dias de folga.

Nº 13 - Alergias alimentares

Alergias alimentares (glúten, lactose entre outras) podem causar fadiga. Certos alimentos podem contribuir para a fadiga crônica. Se você se sentir sonolento depois de comer certos alimentos, pode ser intolerante a esse alimento.

A melhor maneira de ver se você é sensível ou intolerante a um determinado alimento é uma dieta por eliminação. Elimine alimentos suspeitos e veja se há uma melhora em seus níveis de energia. Se você reintroduzir os alimentos e a fadiga voltar, a comida só pode ser a causa. Converse com seu médico sobre a melhor maneira de como fazer uma dieta por eliminação.

Nº 14 - Síndrome da fadiga crônica (SFC) e fibromialgia

Síndrome da fadiga crônica e fibromialgia são doenças que podem causar fadiga persistente. Estas duas, geralmente estão associadas, porém suas causas são, na maioria das vezes, inexplicáveis.

Ambas as condições são crônicas e não há um tratamento igual para todos os casos, mas mudanças no estilo de vida muitas vezes podem ajudar a aliviar alguns sintomas de fadiga. As estratégias incluem bons hábitos de sono (limitar a cafeína, manter seu quarto escuro e silencioso), técnicas de relaxamento, exercícios leves e comer uma dieta equilibrada.

Como evitar a fadiga?

Alguns de nós estamos simplesmente cansados, sem nenhuma causa médica. A boa notícia é que o exercício pode nos dar um impulso. Estudos mostram consistentemente que as pessoas que fazem exercício regularmente sentem menos fadiga do que aqueles que não o fazem. Para combater a fadiga, procurar fazer exercícios leves a moderados como a caminhada, yôga, ou treinamento de resistência de baixa intensidade.



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