terça-feira, 23 de agosto de 2016

Como saber qual médico procurar?

Encontre o médico certo!
Como encontrar o médico certo para você?
Encontrar o médico certo pode ser um grande desafio. Os sistemas dos nossos corpos estão ligados de forma complicada. Saber qual é o especialista certo para qual doença muitas vezes requer tempo, pesquisa e especialização. A seguir, os nossa equipe irá mostrar-lhe quem trata cada necessidade médica, apresentando os muitos tipos de médicos, incluindo cardiologistas, ginecologistas e infectologistas.

Você precisa de um especialista?

Essa é a primeira pergunta a ser feita. Na maioria das vezes, basta você procurar um Clínico Geral, este médico possui um conhecimento abrangente e é capaz de diagnosticar e tratar diversas enfermidades simples. Ele também é habilitado a direcionar o paciente para um médico especialista de acordo com os sintomas que o paciente apresenta.

Posso procurar um Médico especialista diretamente?

Sim, caso você prefira ir direto a um especialista é necessário que você tenha, pelo menos, uma noção básica do que cada um deles pode tratar. Então, vamos fazer um pequeno resumo abaixo para te ajudar.

Cardiologista

Cardiologistas são especialistas no coração e seus sistemas relacionados, incluindo vasos sanguíneos.
Doenças e condições que os cardiologistas trata: A doença arterial coronariana, ataque cardíaco, acidente vascular encefálico, colesterol alto, batimentos cardíacos irregulares (arritmias), a pressão arterial elevada (hipertensão), sopros cardíacos, etc.

Alergologista (Alergista)

Alergistas podem diagnosticar e tratar diversos tipos de alergias como, asma e outras doenças do sistema imunológico, utilizando testes de alergia e outros diagnósticos.
Alergistas ajudam a identificar a causa de alergias, que podem ser muitas, incluindo: Poeira, Medicamentos, alimentos, Animais de estimação, Pólen, Látex e outras substâncias.

Endocrinologista

Endocrinologistas  tratam doenças da glândula e hormonais. Também ajudam os pacientes a perder peso. Eles tratam as doenças relacionadas a obesidade. Algumas doenças  e disfunções tratadas são: Obesidade, a pressão arterial elevada (hipertensão), diabetes, colesterol alto, osteoporose, a falta de crescimento, doenças da tireoide e outros distúrbios lipídicos e hormonais.

Psicólogo ou Psiquiatra?

Ambos os psicólogos e psiquiatras tratam a saúde mental. Ambos falam com você sobre problemas, e trabalham frequentemente em conjunto. Existem diferenças importantes, apesar de tudo.
Os psiquiatras são médicos. Enquanto os psicólogos são graduados da ciência que estudaram a mente e o comportamento humano.
Porque são médicos, psiquiatras podem prescrever medicamentos, enquanto os psicólogos não podem.

Pediatra

Pediatras são especializados no tratamento de crianças. Desde imunização, desenvolvimento infantil até problemas de saúde e doenças graves. Os pediatras são treinados para uma variedade de necessidades de saúde relacionadas as crianças.
Pediatras podem tratar pacientes desde o nascimento até a idade adulta jovem.

Neurologista

Neurologistas tratam doenças do cérebro, medula espinhal e nervos, bem como os “receptores sensoriais” do corpo, incluindo os olhos, ouvidos e pele.
As doenças e sintomas que o neurologista trata são: Acidente vascular encefálico, cefaleias, doença de Parkinson e outras desordens do movimento, distúrbios da fala, Esclerose múltipla, etc.

Ortopedista

ortopedista cuida de tudo o que relaciona-se ao nosso aparelho locomotor, ao sistema esquelético e estruturas associadas.
As doenças e sintomas que o ortopedista trata são: lesões e deformidades ósseas, dos músculos, dos tendões, articulações e ligamentos, traumas, fraturas, torções, etc.

Ginecologista

Ginecologistas são especialistas em saúde do sistema reprodutor das mulheres. Alguns são especialistas que se concentram em determinadas condições ou doenças, enquanto outros trabalham como cuidadores primários para as mulheres.
As doenças e sintomas que os ginecologistas tratam são: cistos ovarianos, tumores e pólipos, dor pélvica, síndrome do choque tóxico, infecção do trato urinário, infertilidade, miomas, etc.

Otorrinolaringologista

Otorrinolaringologistas às vezes são chamados de Otorrino cuidam do ouvido, nariz e garganta . Eles tratam  partes do corpo relacionadas a cabeça e pescoço.
As doenças e sintomas que os Otorrinolaringologistas tratam são: Zumbido, distúrbios do olfato, distúrbios da deglutição, deformidades e inflamações faciais, perda de audição, labirintite (tonturas), dores de garganta, etc.

Gastroenterologista

Gastroenterologistas tratar as várias partes do sistema digestivo, incluindo o estômago, intestinos, do esófago, fígado, pâncreas, cólon e reto.
As doenças e sintomas que os gastroenterologista tratam são: Doença hepática, Doença celíaca (intolerância a glúten), pólipos do cólon, síndrome do intestino irritável, Doença do refluxo gastroesofágico, etc.
Gastroenterologistas também realizam serviços de endoscopia, incluindo colonoscopia.

Dermatologista

Os Dermatologistas tratam doenças e problemas relacionados a pele, cabelo e unhas.
As doenças e sintomas que os Dermatologistas tratam são: cancro da pele (melanoma, carcinoma de células basais, carcinoma de células escamosas), vitiligo, Acne, cistos, verrugas, Eczema. etc.

Urologista

Urologistas são especialistas que lidam com doenças de ambos os sexos relacionados trato urinário masculino e feminino, incluindo os rins. Urologistas também tratam os órgãos reprodutores masculinos.
As doenças e sintomas que os Urologistas tratam são: Incontinência urinaria, infecção do trato urinário, pedras nos rins, disfunção erétil, bexiga hiperativa, câncer de próstata, etc.

Oncologista

Oncologistas tratam as várias formas de câncer, por isso, dentro da Oncologia existem vários tipos de especialistas como:
Oncologista da radiação: usam a terapia de radiação para tratamento de câncer.
Oncologista cirúrgico: realizam procedimentos cirúrgicos para remover tumores e fazer biópsias.
Oncologista Ginecológica: cuidam de câncer relacionados ao útero e outros tipos de câncer dos órgãos reprodutivos femininos.
Médico Oncologista: trata o câncer com terapias direcionadas e quimioterapia
Oncologista pediátrico: tratam cânceres infantis.
Hematologista-oncologista: tratam de câncer do sangue como a leucemia.

Reumatologista

O Reumatologista é o médico que é especialmente treinado para tratar doenças auto-imunes e doenças músculo-esqueléticas.
As doenças e sintomas que o Reumatologista trata são: Doenças auto-imunes, Artrite, Lúpus, Gota, etc.

Proctologista

Proctologista das doenças que ocorrem no intestino grosso, reto e ânus.
As doenças ou sintomas que o Proctologista trata são: hemorroida, diarreia aguda, câncer do intestino e da próstata, úlcera, etc.
Estas são as especialidade médicas mais comuns e procuradas no Brasil, existem outras bem mais específicas e incomuns, por isso, como dissemos no começo deste artigo, o melhor é procurar um Clínico Geral que poderá dar o encaminhamento correto para um Especialista.

Sem comentários:

Publicar um comentário