sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Mononucleose (Doença do beijo)

Mononucleose
mononucleose, ficou popularmente conhecida entre os jovens frequentadores de balada como
doença do beijo. Mas afinal, o que é essa tal de doença do beijo que está deixando os beijoqueiros de plantão com os nervos a flor da pele?

Neste artigo, vamos falar de maneira simples e rápida sobre esta doença e quais cuidados devemos ter para preveni-la.

O que é Mononucleose?

A mononucleose infecciosa é uma infecção comum causada pelo vírus de Epstein-Barr (EBV). É também conhecida como febre glandular, a doença beijo, e mono.

Sintomas mais comuns.


Os sintomas da mononucleose infecciosa incluem fadiga, dor de garganta, febre e inchaço dos gânglios linfáticos.

Como é transmitida?

Qualquer pessoa pode sofrer de infecção pelo vírus de Epstein-Barr. É mais comum em pessoas entre as idades de 5 e 25; No entanto, 90% a 95% dos adultos demonstram evidência de infecção passada. Cerca de 1% a 3% dos estudantes universitários são infectadas com mono cada ano (EUA). O vírus EB pode ser transmitida através da saliva (beijo) e através do sangue e contato sexual.
Mono é facilmente transmitido através do contato casual. Entre os adolescentes, o beijo é o meio mais comum de transmissão mono desde que o vírus está presente na saliva. vírus de Epstein-Barr está no ar e pode ser transmitida por gotículas liberadas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Compartilhar alimentos ou bebidas com uma pessoa infectada também pode espalhar a infecção do vírus EB.

Qual é o tratamento?

Não há tratamento para mono, mas cuidados de suporte envolve repouso e beber líquidos em abundância. A doença resolve sem tratamento, mas os sintomas podem durar de várias semanas a meses.

Qual médico deve ser consultado?

Clínico Geral e o Médico Pediatra é o primeiro profissional a ser consultado para identificar os sintomas e pedir os exames necessários.

Pode haver complicações?

Mononucleose infecciosa pode afetar muitas partes do corpo. A hepatite é uma complicação comum. Pneumonia, inflamação do pâncreas, rim, coração e sistema nervoso central são muito menos comuns. fadiga severa prolongada não é incomum. Obstrução das vias respiratórias e dificuldade de deglutição podem resultar de inflamação da garganta grave.

Como prevenir?

A doença é transmitido pelo contato casual, geralmente através de saliva. Mono tem um período de incubação de 4 a 6 semanas.
Embora seja difícil, evitar contato com pessoas que apresentem os sintomas é o único meio.

Sem comentários:

Enviar um comentário